O IMPÉRIO DEFRAUDADO e o POVO TRAMADO
O desprezo pela vida dos soldados, tombados nas matas e nos trilhos dos Dembos e nas picadas que levam alguns meios de sobrevivência aos prisioneiros do arame farpado espalhados pelas povoações do norte, tem que nos fazer repensar a missão que nos trouxe a Angola.
Dezoito meses, doseados, de sofrimento no meio do capim seco e da mata húmida, de lazer no ambiente de Luanda, dão para repensar a vida e perceber o peso das sombras que ameaçam o futuro de Angola.
Quando se sente a morte por perto; quando, nos ouvidos, tocam as campainhas que o estrondo da explosão estremeceu e quando vimos os companheiros a morrer sem darem um ai, não pode haver tristeza nem vaidade que atrapalhe a muralha de sonhos que nos vem confirmar que estamos vivos!
Ainda sentimos o fulgor dos corpos a reclamar contra os usurpadores das nossas vidas e do empenhamento dos ideais da raça lusitana. Os negócios feitos com empresas estrangeiras para a exploração das matérias-primas angolanas são manifestamente uma fraude aos interesses portugueses e só podem ter sido assinados por traidores à pátria. Senão, vejamos para onde vão essas riquezas:
EXPLORAÇÃO das RIQUEZAS de Angola
1 - PETRÓLEO:
- PETRANGOL: pertence à PETROFINA Belga.
- ANGOL: pertence à SACOR (portuguesa) e TOTAL (francesa).
- TEXACO: está em negociações (é americana).
2 - Minério de FERRO:
É explorado em Cassinga, com capitais da KRUPP alemã, GREG-EUROPE Belga e também Japoneses.
3 - DIAMANTES:
São explorados em três zonas - DIAMANG com capitais Belgas e Ingleses é a única empresa controlada. Apenas pagam a Portugal um imposto pela exploração.
4 - COBRE:
A CUF, com capitais portugueses e Japoneses, é a principal empresa a explorar o Cobre no Mavoio.
5 - ALUMÍNIO:
A Baixite é explorada por empresas francesas e holandesas.
6 - MANGANÊS:
A prospecção e exploração estão a cargo de empresas alemãs, americanas e francesas. Das 75 consignadas, só três estão em exploração. Compromissos com a UPA/FNLA?
7 - SISAL:
É explorado por empresas inglesas, alemãs e CUF portuguesa.
8 - ALGODÃO:
É explorado pela COTONANG belga. Devido aos atropelos à lei que provocaram alguns milhares de mortos em 1960, já deviam ter retirado de Angola.
9 - ÓLEOS de Palma:
São explorados pela CUF e por empresas belgas.
10 - CIMENTOS:
São produzido por empresas do Champalimoud, belgas e francesas.
11 – CAFÉ:
O pouco que é colhido, está concessionado à empresa África Central Mining and Finance Corporationin http://www.espacoetereo.com/AD8.html
Sem comentários:
Enviar um comentário