quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Abolição do tráfico de escravos


Há 250 anos, em 1761, Portugal foi pioneiro na abolição do tráfico de escravos na metrópole, declarando libertos e forros os escravos que entrassem em Portugal. Foi um primeiro passo para a abolição da escravatura.
Na Université de La Rochelle, entre os dias 27 e 29 de Abril de 2011 decorreu um colóquio internacional subordinado ao tema Les Patrimoines de la Traite Négrière et de L’Esclavage, em que a Torre do Tombo esteve representada com a seguinte comunicação: Le traitement archivistique auprès de l’Arquivo Nacional da Torre do Tombo: Contenus, communication et recherche dans les fonds et documents e a respectiva apresentação.
 Veja a descrição deste documento
  • Alvará determinando que os pretos que forem trazidos da América, África e Ásia, passado o tempo que menciona, sejam considerados livres logo que cheguem aos portos deste reino, sem outra formalidade mais que passarem-lhes nas respectivas alfândegas, a competente certidão de terem nelas entrado. 1761-09-19. Portugal, Torre do Tombo, Leis e ordenações, Leis, mç. 6, n.º 40.
 
Descubra mais na Torre do Tombo…

Sem comentários: