domingo, 30 de setembro de 2012

Colonização de Sá da Bandeira (Lubango): Odisseia de uma gente - I

 

CARRO BOER
Réplica à escala de 1- 5 m (construído por Jorge Rodrigues )
 
De Sandularte blogspot transcreve-se :
ODISSEIA DE UMA GENTE
 
http://sandularte.blogspot.pt/2011/11/odisseia-de-uma-gente.html

1884 – PRIMEIRA PARTE

_______________________________________


Duma Ilha para um continente
 
A 19 de Novembro de 1884, o vapor “Índia” acosta na baía de Moçâmedes. A bordo uma carga humana de 222 almas constituída por homens, mulheres, adolescentes e crianças. Esta carga humana, ao aportar, havia já passado pelos sacramentos do baptismo e do crisma com o nome de “Primeira Colónia de Madeirenses” destinada ao povoamento do planalto Huilano.
 
Registe-se que seis meses antes, este “Índia”, nesta mesma baía, “descarregou” 44 emigrantes entre estes 16 oriundos da Madeira. Esta gente foi despachada a pé para a Humpata, 1800m de altitude, 180km de Moçâmedes. A caminhada foi calcorreada pela íngreme portela do Bruco, via “Colónia Penal do Txivinguiro”. Por via do choque térmico – calor de Serra – Abaixo contra a exposição às chuvas e frias noites do planalto - muitas pessoas adoeceram. O envio destes colonos para a Humpata constituiu, por intenções óbvias, o embrião do estabelecimento de portugueses para ombrear com a irrequieta e problemática comunidade bóer ali instalada em Janeiro de 1881. Recorde-se que no local onde foram fixados estes recém-chegados, existiam alguns casebres degradados obra de sete homens e uma mulher, parcela proveniente da fracassada e dissolvida colónia “Júlio Vilhena”, de Pungo-Andongo/Malange, composta por 41 salteadores e vadios requisitados às cadeias de Lisboa. Esta fracção, expirado o período das regalias de subsídio a juntar a ocorrência dum homicídio por esfaqueamento, abandonou a Humpata deixando as terras como no dia em que ali chegou – Março de 1883.



clip_image002[4]
Navio Índia – Internet Álbum de Navios Portugueses´



Tem assim início a realização do sonho de Bernardo de Sá Nogueira Figueiredo, partidário do funesto liberalismo do inconstante D. Pedro IV, (primeiro imperador do Brasil!). Foi este general sem um braço, perdido em combate no Alto da Bandeira contra o exército Miguelista que, feito Marquês de Sá da Bandeira e depois Ministro da Marinha e Ultramar, no reinado de D. Maria II, concebeu um plano para o povoamento, por portugueses, do planalto da Huíla. 




clip_image003[4]
Bernardo de Sá Nogueira Figueiredo Marquês de Sá da Bandeira
 


Os planos de Sá da Bandeira (falecido em 1876) foram humanamente bem intencionados. Mas, passados à prática na vigência do ministro Pinheiro Chagas (crítico de Sá da Bandeira), como se verá neste breve esboço no tratamento dado aos madeirenses, todos os intervenientes nos preparativos de recepção e fixação destes, não deixaram saudades. No dia 20 de Novembro o governador de Moçâmedes, capitão Sebastião Nunes da Mata, nomeia Câmara Leme director desta primeira colónia baptizada de Sá da Bandeira. Este Câmara Leme, também madeirense, já conhecia bem a região inclusive o local para onde seria conduzida esta “Primeira Colónia”.
 
Debilitados devido ao enjoo, péssima alimentação e deficiente higiene nos 36 dias que durou a viagem, os “passageiros” são levados em pequenos botes para terra (a ponte cais, obra de Câmara Leme, encontrava-se já assoreada). Ali, o que viram e sentiram? No horizonte, o desolador deserto; sob os pés, muitos deles descalços, areia escaldante; sobre a cabeça, um sol impiedoso. Em grande sofrimento, clamavam por água para matar a secura e um tecto que os aliviasse da inclemente insolação. Apelo inútil: a água foi distribuída a conta-gotas, e um tecto simplesmente não havia sido providenciado e nulas as possibilidades de o improvisar.
 
image
Da capa do livro: "Escravos e camponeses no sul de Angola: 1840-1826
   
image
Da capa do livro: "Escravos e camponeses no sul de Angola: 1840-1826


Esgotada a paciência, na presença do governador, os até aí submissos ludibriados, enfurecidos, em uníssono, exigiam a sua imediata repatriação. O governador apela à calma e paciência enquanto, ao mesmo tempo, astuciosamente, evocava os contratos assinados e os subsídios de 30$000 réis avançados no momento do engajamento na Madeira. Entre os habitantes que indignados assistiam ao triste espectáculo, um deles, pescador de profissão, colocou à disposição um armazém para instalação precária dos recém-chegados.
 Aparentemente amainados os ânimos, com crianças e bagagem às costas, foram-se amontoando, qual rebanho de carneiros, no disponibilizado armazém. Ante tamanha adversidade, a confiança e a esperança que os animou ao embarcarem na Madeira foram esmorecendo.
 
Para aumentar o desânimo daquela pobre gente, por desleixo das “autoridades”, nem os meios de transporte para o Lubango haviam sido garantidos. Só nesse momento foram solicitados (via terrestre) à Bibala, Capangombe, Bumbo e Humpata os carros possíveis. Os solicitados ao Bumbo, por recusa do proprietário, foram tomados à força. Por tal incúria, de uns 10 dias previstos de permanência na inóspita vila de Moçâmedes, prolongou-se – calculo – por entre 20 e 40 dias.
 
Os efeitos dessa vergonhosa negligência foram deveras nefastos e desesperantes. Enquanto os homens deambulavam pelas tascas a afogarem as suas desilusões em aguardente e a provocar desacatos, as mulheres e crianças, amarguradas, regavam com suas lágrimas as areias escaldantes do deserto; lágrimas de saudade da sua “Miséria na Madeira”, agora tão distante, para onde nem lhes era permitido escreverem: não fossem as desanimadoras notícias desmotivar os conterrâneos das angariações em curso para aquele enganoso “eldorado”…
 
Do mar para a serra – penosa viagem
 
Com intervalos consideráveis, conforme as distâncias de origem, os carros (4 rodas puxados por espanas de 20 bois) e carroças (2 rodas puxadas por 10 bois) foram chegando a Moçâmedes. Porque para além do preço da viagem era cobrada certa importância por cada dia de espera, a “Colónia” foi fraccionada em três grupos, com partidas entre princípios e fins de Dezembro.  



CARRO BOER
Carro boer puxado por várias juntas de bois (Serpa Pinto)
image
Carro boer puxado por várias juntas de bois
image
Carro boer atravessando o Caculuvar
 


Primeira etapa – Nas referidas viaturas, com toldos montados, sobre as bagagens foram amontoadas as mulheres e crianças. Os homens e adolescentes, por falta de espaço nos carros e necessidade dos seus braços, marcharam a pé na vanguarda do “comboio”, com a tarefa de suavizar os buracos da “estrada”. Devido ao forte calor e escassez de água o percurso pelo deserto até próximo da Bibala, era feito, salvo imprevistos, em dois “trekes” (jornadas) de 3 horas: a primeira, das 5 às 8; a segunda, das 17 às 20, a uma média de 3km/h. De dia, sob a rala sombra das esparsas espinheiras, as pausas eram aproveitadas para confecção de alimentos e pasto dos bois. A da noite, para “repouso” das pessoas e descanso dos bois a ruminarem o insuficiente e seco capim.


 
PORTELA DO BRUCO
PORTELA DO BRUCO “ A Colonização das Terras Altas da Huila” de Carlos Alberto Medeiros
 


Segunda etapa – Ao 12 º dia, percorridos 170km, o “comboio” chega à Bibala (Vila Arriaga desde 1912), 800m de altitude, na falda da imponente escarpa da cordilheira da Chela. Para a gente e bois, os dias de sufocante calor e carestia de água tinham terminado. Mas faltavam ainda 80km, agora com as condições climáticas invertidas – chuva e frio – para alcançarem a “Terra da Promissão”.
A partir da Bibala o trajecto da íngreme ascensão para contornar a alcantilada escarpa, exigia dos peões tapa-buracos, muitas vezes encharcados, esforços redobrados. Os “trekes”, face aos perigos da precipitosa e esburacada “estrada” e de um possível ataque de leões, passaram a ser percorridos em marcha mais lenta: das 6 às 9 h e das 15 às 18. Os peões e “tripulações” (trios) dos carros rapidamente improvisavam, com estacas e rama, uns cobertos para abrigo e protecção das fogueiras, atiçadas durante a noite.
Galgada a serra – talvez numa semana – a primeira fracção da “Primeira Colónia de Madeirenses”, contornada a portela da Quilemba, avista o planalto huilano: a “Terra da Promissão”. E a 25 de Dezembro de 1884, sexta-feira, de zero para 1750m de altitude, acampa finalmente na margem direita do rio Caculuvar, onde é “despejada”.


Sem Título-1
Rio Caculuvar (foto internet de de João M. Neto)
      


Mais desencantos – Barracões
Usei o termo “despejada” por considerar o mais ajustado e consentâneo à realidade episódica por que passou esta primeira colónia. Enquanto estes aguardavam em Moçâmedes pelos meios de transporte, foi confiado a um agricultor da Copola – Serra-Abaixo – admitido como colono, para com o auxílio do chefe da Huíla, capitão Pedro Augusto Chaves, proceder à construção de barracões para acampamento temporário dos colonos. Só que à chegada destes ao local, previamente preferido, encontraram apenas o lugar, o “colono extra” de braços cruzados e alguns machados à espera de homens para os manejar. Do chefe da Huíla, que por obrigação do cargo deveria estar presente, nem sinais. Este encontrava-se – onde por sistema permanecia por longos períodos – na Chibía, a gerir o seu monopólio comercial, os grandes campos de cana-doce e os alambiques a destilarem aguardente; prova de absoluto desrespeito pelos insignificantes colonos chegados à área do concelho à mercê da sua autoridade. Por abrigo para os colonos, à deriva, do rigor da chuva, valeu-lhes a boa-vontade dos donos dos carros, permanecendo ali por alguns dias e a cedência de duas lonas estendidas sobre uma armação de paus com uma elevação em ângulo obtuso.  

CASA DE COLONOS CHIBIA
Casa de colonos – Chibía


Um dia após a chegada da colónia, homens e adolescentes, enquanto uns empunhando os machados davam início ao corte de paus na área circundante, outros os transportavam, aos ombros, para o local da construção. Terminada a estrutura do primeiro barracão, por falta do capim – em Janeiro esta poácea está ainda a meio crescimento – preferido para coberturas, este foi coberto provisoriamente com várias camadas de rama até atingir o grau de inclinação necessário para escoamento das chuvas. Nas paredes, de pau-a-pique, para protecção do vento, foi também aplicada uma espessa camada de rama presa por varas transversais atadas com malói.
 
Concluído o primeiro barracão segue-se a construção de outro, talvez com o reforço do pessoal do segundo grupo (não encontrei registo da data da chegada deste). A 18 de Janeiro de 1885 chega ao local o terceiro grupo, ficando assim para triste alegria de todos, reunificada a “Primeira Colónia de Madeirenses”. A inauguração oficial da colónia Sá da Bandeira teve lugar a 19 de Janeiro de 1885 – Segunda-Feira.
 
Já que principiei vou concluir a história dos barracões. Depois dos dois atrás descritos, a um ritmo mais lento, foram construídos mais dois. Em meados de Maio a espécie de capim “Muhóque”, próprio pela qualidade e tradição para coberturas, está pronto para corte. Porque os bois mesmo em verde mal lhe tocam e resiste às pragas de insectos e lagartas, a sua vegetação espessa, em terrenos abertos, abunda em todo o centro e sul de Angola. Assim, foi fácil a ceifa da quantidade necessária para cobrir os quatro barracões e reserva para algum remendo. As coberturas foram trabalhadas por homens proficientes na arte de colmar. Em simultâneo, todas as paredes, de pau-a-pique, foram barreadas. Por estes barracões passaram as sete colónias de madeirenses: as duas de 1885, e as anuais – 1888 a 1892. Em 1890 serviram ainda de abrigo durante a instalação da colónia do Caculuvar – de má memória – a historiar em capítulo próprio.
 
Cumprida a sua utilidade, os barracões, votados ao abandono, foram-se degradando e as madeiras, ressequidas, acabaram em cinzas nas trempes do povo das redondezas. Anos depois, como sinal de sentido respeito pelo sítio e pela gente que lhe deu vida, foi erigida uma réplica destes, assistida com os indispensáveis cuidados de conservação até a década de quarenta. Este, descurada a manutenção, aos poucos, teve o mesmo fim dos primeiros. Próximo deste foi erigida uma pequena capela a tijolo e telha e em simultâneo murado o cemitério onde repousam os que ali pereceram.

    
Untitled-1 copy
  


Desde o primeiro ano da chegada dos madeirenses, 115 anos decorreram. A odisseia dessa gente passou à história; mas os símbolos permanecem indeléveis: O 19 de Janeiro consagrado a feriado da cidade do Lubango; o Lugar conserva o nome de Barracões; a Capela mantém-se erecta e de portas abertas; o Cemitério, incólume e silencioso, esconde no seu seio os que ali dormem até à consumação dos séculos. E, em posição de relevo, a assinalar o Sagrado Lugar, o memorável Monumento no qual, na face orientada ao Atlântico, gravada a Saudosa e Justa Homenagem:
  

NESTE LOCAL INSTALARAM-SE

 OS PRIMEIROS COLONOS MADEIRENSES

 EM 1885

  
BARRACÕES 8 A
 
image
Monumento aos colonos madeirenses  Foto de Armindo Ferreira da Colorama Luanda
 
           
Segunda Colónia
 
A 19 de Junho de 1885, o barco de guerra “África” lança âncora na baía de Moçâmedes. A bordo um contingente de 336 emigrantes, provenientes da Madeira, com destino, tal-qualmente à primeira colónia, ao planalto da Huíla. Este contingente passa a ser conhecido por “Segunda Colónia de Madeirenses”. Ao desembarcarem, para descrédito e vergonha dos governantes da vilória de Moçâmedes, assiste-se à repetição do episódio ocorrido com a primeira colónia sete meses antes: não foram providenciados atempadamente os meios de transporte para o destino final. Motivo? Porque o governo pagava (quando pagava…) tarde e mal os serviços prestados pelos transportadores. Daí os proprietários dos carros – na maioria bóeres – só aceitarem trabalhos mediante pagamento adiantado.
Sem outra alternativa o governador viu-se obrigado a entrar em negociações com os “temidos” bóeres da Humpata. Ultrapassado o delongo impasse, os carros desceram a Moçâmedes; e a 1 de Agosto, após uma enervante espera de 40 dias, a colónia, em conjunto, enceta viagem em caravana formada por 30 grandes carros-bóer.
O percurso desta segunda colónia, comparado aos dramas da primeira, contados nos capítulos anteriores, pode-se considerar sofrível. Em Moçâmedes, essa gente, embora mal acomodada, ali e até ao sopé da Chela, graças à época de cacimbo, o calor foi suportável. A partir dali, gradualmente, foram sentindo o frio das altitudes; mas, em compensação, livres da chuva e consequentes atoleiros que muito contribuiu para a redução do tempo do trajecto. E o mais importante, a expectativa destes na indescritível consolação do reencontro com os seus patrícios, com tecto preparado para os acolher, cumprido no dia 19 de Agosto de 1885 – Quarta-Feira.
   
CARRO BOER
CARRO BOER  DE PASSAGEIROS – HUMPATA “A Colonização das Terras Altas da Huila”de Carlos Alberto Medeiros   

IMG_0001

CARRO BOER – MOSSÂMEDES “A Colonização das Terras Altas da Huila”) de Carlos Alberto Medeiros
 
    
Breve pausa
Vou interromper aqui a história das Colónias Madeirenses para lembrar, em poucas linhas, um pormenor deveras desonroso para os fautores e de meditação e tristeza para todos os huilanos que se prezam. 
 
O Lubango – pré Sá da Bandeira
 
Topografia – Tratava-se de uma colina plana, abraçada a noroeste, oeste e sudoeste pela Cordilheira Marginal; e a norte, este e sul por densa mata de espécies lenhosas, arbustivas e frutíferas. Situava-se entre os rios Mapunda e Mucufi. Estes detalhes poderão ser apreciados num esboço cartográfico de 1890, a anexar. 
 
Toponímia – Existem duas versões sobre a origem do nome: “Caluvango”, nome dum soba dali; e “Lubango”, nome dum rio, afluente do Mucufi. Esta terra, entre altas serras e rios de curso permanente, representava o território real embelezado com a sua “Ombala”, sob frondosas mulembas, residência do soba (Rei) e da sua corte. Em derredor desta habitavam os súbditos do monarca a cuidar dos arimbos e gados. Em 1874, descoberta esta pequena e edénica terra, foi logo cobiçada e eleita para estabelecimento de colonos: madeirenses e outros. Todavia, a zona teria que ser primeiro “desnegrada”!...
 
O governador de Moçâmedes, sem efectivos militares à altura para expulsar o soba e a sua gente, confia a “obra” ao capitão Nestor da Costa, latifundiário na região da Bibala no cultivo de algodão, para exportação, e cana-doce para produção de aguardente. Este capitão, com a mira no saque e uma oportunidade para a captura de escravos para as suas plantações, com uma força formada por seus serviçais e outros indígenas da zona (impelidos), ataca o temível soba conhecido por “Cabeça Grande”. Os invasores, após breve escaramuça, foram repelidos e perseguidos até grande distância.
 
O referido soba, ao tomar conhecimento de que estava a ser preparada nova invasão, esta com o auxílio dos aguerridos bóeres, a cavalo, fugiu para a Cuama. Sem o seu rei o povo dispersou-se deixando a região deserta. Asneira semelhante havia sido praticada em 1881 quando, para a instalação dos bóeres na Humpata, muitas famílias indígenas foram dali deslocadas. Mas com uma diferença; “foram gratificadas!”: fazendas no valor de 46.080 réis (o equivalente a 8 vacas) e três ancoretas de aguardente (60 litros) comprada em Capangombe a 160 réis a canada (1,4 l). Muito generoso esse Nunes da Mata, governador de Moçâmedes! Muito mais gastou ele na deslocação para presidir à cerimónia de inauguração da colónia bóer, chamada de “S. Januário”, a 19 de Janeiro de 1881.
 
Disseminação dos madeirenses

Sob a “direcção” do emproado e prepotente Câmara Leme os 558 colonos, amontoados nos Barracões, foram assim distribuídos: Chibía-44 (director desta nova colónia, o capitão Joaquim Afonso Laje); Humpata-55; sede do concelho da Huila – 32 (não assinalados). Nestas localidades a população branca anterior era: Chibía – 3; Humpata – 44 (além de cerca de 350 bóeres); Huíla – à volta de 100. Após este desmembramento ficaram nos barracões 424 pessoas. Estes números poderão ser apreciados nos mapas a inserir mais adiante.



IMG_0002
 Palácio de Câmara Leme - “Os Colonos ”de Dr. António Trabulo


Nascimento físico da colónia Sá da Bandeira
 
Ainda em 1885, homens e adolescentes, enquanto uns poucos ficavam de guarda nos barracões, os demais, ao amanhecer, de enxadas e pás aos ombros, calcorreavam os 5km até aos antigos domínios reais, agora “desinfestados”. Face aos perigos de emboscadas da gente do soba “Cabeça Grande” que embora escorraçado não se deu por vencido, o grupo era escoltado por três praças e uma dúzia de colonos (que nunca tinham visto uma arma de fogo) armados com obsoletas e ferrugentas espingardas de “pederneira” do século XVII. A cavalo, chicote na mão e revólver de tambor à cinta, seguia o D. Câmara Leme. Os primeiros trabalhos consistiam no rasgo de levadas a partir dos rios já referidos, na desmatação da área prevista para a abertura das ruas, construção de casas e arroteamento de pequenas parcelas para culturas diversas. Ao entardecer o grupo volta aos barracões. Esse vaivém prolongou-se por alguns meses. Para além dos perigos das emboscadas dos nativos havia também o perigo de ataques de leões que abundavam na zona; daí não serem aconselháveis saídas à noite.    

clip_image029[4]
LUBANGO SECULO XIX
Lubango século XIX       
LUBANGO SECULO XIX R PINHEIRO CHAGAS
Rua principal do Lubango, nos fins do século XIX; corresponde a actual Rua Pinheiro Chagas
“A Colonização das Terras Altas da Huila” de Carlos Alberto Medeiros
   
RUA PINHEIRO CHAGAS
LUBANGO 1969 RUA PINHEIRO CHAGAS  “A Colonização das Terras Altas da Huila”
de Carlos Alberto Medeiros
 




Untitled-8Untitled-9Untitled-10
“A Colonização das Terras Altas da Huila”
de Carlos Alberto Medeiros   
 


Mais contingentes e seus frutos

De 1888 a 1892 as populações das colónias já citadas foram aumentando com a chegada de mais madeirenses aos Barracões e em seguida deslocados gradualmente até um total de: Chibía – 667; Humpata – 91; Huíla – nada consta! … Os restantes – 823 – ficaram nos Barracões, com destino à colónia Sá da Bandeira e a do Caculuvar. A movimentação e números descritos constam de mapas oficiais a incluir mais adiante.
 
Em Sá da Bandeira, com os números de homens válidos a aumentar a cada ano, foram abertas novas levadas, distribuídos talhões para a construção de casas de pau-a-pique e capim e alargadas, com arados, as áreas para a cultivo de: cereais, legumes, leguminosas, espécies tuberculosas e bulbosas. Foram também plantadas, para ensaio, algumas espécies de árvores frutíferas.
 
No primeiro e segundo ano os resultados agrícolas foram desanimadores. Causas: insuficiência de bois de tracção para as charruas; sementeiras efectuadas fora das estações próprias; sementes de má qualidade; e o pior, incompetência e teimosia dos pseudotécnicos agrários importados de Portugal. Graças aos conhecimentos levados da Madeira e as experiências adquiridas no terreno, os proveitos foram melhorando progressivamente. Há que reconhecer, embora pouco amistosos, a utilidade dos bóeres na venda de bois mansos, cangas, peaças, brochas, etc. Artes que, na época, só eles dominavam.



imageRaça Sul de Angola - extinta
 
TRABALHOS AGRICOLAS LUBANGO XIX
 
 
TRABALHOS AGRICOLAS LUBANGO XIX “A Colonização das Terras Altas da Huila” de Carlos Alberto Medeiros


Imperdoável – símbolos perdidos

Lamentavelmente, para nossa vergonha, da “Ombala” nenhuma mulemba foi poupada nem sequer assinalado o seu lugar. O rio “Lubango”, devido ao seu desvio na fonte para as levadas, desapareceu: nem uma simples rocha foi colocada a assinalar o local do seu assoreado leito. Sorte semelhante sofreu o rio “Mucufi”. Não obstante mais caudaloso que o rio “Lubango”, por causa das sucessivas captações na sua cabeceira, o remanescente, ainda no seu curso superior, foi açudado, desviado para a levada que irrigava os campos de trigo do bairro da Machiqueira (de Machico). Esta levada acaba represada para mover os rodízios duma moagem de cereais. A partir dali, às curvas e contracurvas, transforma-se em regato e volta ao leito materno já confluído com o rio Mapunda, originando o Caculuvar que deu nome aos barracões e à maldita colónia. Depois de lhe roubarem toda a água, o Mucufi passou a expressão de mulola e reservatório de lixo. O rio Caculuvar vai engrossando ao receber os rios Nompaca, Tximúcua, Lupolo (ou Huíla) Txipumpunhime e alguns riachos. Depois de oferecer um pouco do seu caudal para regar os grandes campos dum outro Caculuvar, Txahungo e Missão Católica da Txihíta (Quiíta) entrega as suas águas ao rio “Cunene”, cujo nome corrompido de “Inênê”, significa enorme.
 
clip_image036[4]  
Entre a maledicência e a verdade
 
Pelos fracassos, em todas as áreas, de colonização dirigida, a culpa era sempre assacada aos madeirenses, apodados de: preguiçosos, incompetentes, bêbados, etc. e nunca assumida pelos irresponsáveis mandões. Confirmando-se assim um desabafo do ministro Sá da Bandeira: “Que os fracassos do desenvolvimento de Angola deviam-se aos maus governantes em Portugal e aos péssimos afilhados enviados para Angola”. Sem pretensões a juízos maniqueístas o que descrevi e o que irei acrescentar corresponde à verdade. 
 
Foram esses humildes madeirenses, tão maltratados fisicamente e ridicularizados moralmente pelos “senhores” idos de Portugal e até por um conterrâneo, com todos os defeitos que injustamente lhes têm sido imputados, ninguém, minimamente esclarecido, se atreveria a desacreditar o seu gratificante legado. Foram eles, fustigados pela chuva, sol, vento e frio que desbravaram, aplanaram e – milagre (!) – conquistaram a merecida confiança e aproximação dos dóceis muílas tão hostis – com sobejos motivos – aquando da usurpação das suas terras.
  
clip_image038[4]
  
Foi graças  ao labor desses “analfabetos”, que em 1889 a colónia Sá da Bandeira foi elevada a concelho. Lamentavelmente como primeiro administrador o famigerado Câmara Leme. Foi ainda por mercê das obras dos colonos que se “abriram as portas” da Chela para a entrada de emigrantes portugueses europeus – entre eles gente de qualidade – que, com capitais próprios, diversificaram os ramos de actividades: Indústria, pecuária, agricultura e, por inerência, o comércio. Foi pelas mãos calejadas e assisadas iniciativas que essa gente, antes separada pelo Atlântico, agora lado a lado, degrau em degrau, imprimiram, económica e demograficamente, mais vitalidade justificando, em 1901, a criação do distrito da Huíla com capital e nome de Vila Sá da Bandeira, com 1248 habitantes (contra os 1020 de Moçâmedes).
 
Após 18 anos (obras públicas à portuguesa) desde o início do assentamento da mini linha-férrea (bitola 0,60m) em Moçâmedes, esta atinge o Lubango em 18 de Maio de 1923 e, sobre os seus carris, chega e apita o primeiro mini comboio, e a vila Sá da Bandeira categorizada a cidade. (Em 1939 foram iniciados os trabalhos do seu alargamento para bitola 1,067m).
 
“Colónia do Caculuvar” – colónia ou campo correcional? 
 
Em 1890, a uns 4km a sueste dos barracões, foi constituída a colónia do Caculuvar orientada por um subdirector (anónimo!...) subordinado ao director da colónia Sá da Bandeira, Câmara Leme. Nesta “sucursal” foram colocados 247 colonos dos 701 chegados ao Lubango nesse ano. O tempo de vida (omitido) desta colónia foi de curta duração. Motivo? Péssima administração e os inconcebíveis abusos do repugnante subdirector, de conivência com Câmara Leme. João de Almeida, no seu livro Sul de Angola, pagina 296, sobre os desmandos cometidos pelo referido subdirector, deixou-nos o seguinte testemunho:
“Tendo este, uma loja por sua conta, obrigava todos os colonos a comprar-lhe os géneros por preços excessivos, não permitindo que fossem adquiri-los a outra qualquer parte, antes prendendo e castigando corporalmente, duma forma bárbara, aqueles que transgrediam a proibição, correctivo que também aplicava àqueles que se permitiam à liberdade de fazerem observações quanto ao verdadeiro rumo a tomar na abertura das levadas ou direcção dos trabalhos. Este Director da Colónia foi degredado para Moçambique”. Grande castigo, louvável justiça!...
 
Consequências – A colónia foi extinta, posto termo à imigração por contrato, regresso de alguns colonos à Madeira, enquanto os outros, voluntariamente, transferiram-se para novos lugares menos opressivos.
 
 “O Cavalo-marinho e cascos d´aço    
    
Ao trazer à tona os “feitos” do carrasco da colónia do Caculuvar, não devemos olvidar o cruel Câmara Leme (alcunhado de “navio” por andar sempre de proa empinada, possuir câmara e leme), sempre de “cavalo-marinho” na mão aplicando-o com frequência sobre o “lombo” dos seus concidadãos. Conta-se que na origem dos elevados impostos e outras exigências incomportáveis face ao baixo rendimento dos colonos, estes, encabeçados por Manuel Henriques, marcharam até à administração em sinal de protesto contra os referidos excessos. A resposta do administrador do concelho, Câmara Leme, foi rápida e “satisfatória”, (para ele!). De chicote nas patas e biqueira d’aço nos cascos flagelou e escoiceou o indefeso e pacífico Manuel Henriques, abandonando-o num estado lastimoso. Esta barbaridade pode ser confirmada pelos seus numerosos descendentes.
Admite-se que não foi por acaso a transferência de Câmara Leme para a Ilha de S. Tomé no final do século XIX.
 
Recompensa 
 
Cerca de meio século após o enunciado nos capítulos anteriores, foi colocado, no liceu Diogo Cão, como professor, o Dr. Mendonça, mais conhecido, devido à sua compleição atlética, por “Mendonça das Forças”, natural da Madeira. À sua estatura física sobrepunha-se o saber e competência na profissão que abraçara. Admirável qualidade, mas excedida pelo seu nobre carácter e sentimentos filantrópicos, em especial para com os seus conterrâneos no Lubango, já na ordem dos vinte mil.
 
image
Liceu Nacional Diogo Cão


A este homem, culto mas em contrapartida humilde, (discípulo de Baco), se ficou a dever uma louvável acção jamais pensada pelas gentes do Lubango. Foi este homem que proporcionou grande alegria a um grupo de colonos, alguns octogenários, entre eles o citado Manuel Henriques, organizando e acompanhando esse grupo até à Madeira numa romagem de saudades aos cantinhos que os viu nascer. BEM-HAJAS, “MENDONÇA DAS FORÇAS”! E que o lugar no cemitério dos Barracões, onde dormes, seja honrado de harmonia com a tua conduta nessa terra que tanto amaste e onde viveste, feliz, a maior parte da tua vida.
 
 
Os porquês da emigração dos madeirenses para Angola 
 
Afinal qual a política que animou os madeirenses a emigrar para a longínqua Angola quando outros mundos havia, mais convidativos? Este capítulo, que deveria constituir o exórdio deste meu escrito preferi inseri-lo aqui. Mais, porque ficaria truncado sem uma pitada relativa à história da Madeira, aqui fica o essencial da intenção em mente.
O arquipélago, nomeado de Madeira, já havia sido avistado pelos navegadores espanhóis que colonizaram as ilhas Canárias, no século XIV. Todavia foi João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, em 1418, e Zarco e Bartolomeu Perestrelo, em 1419, os primeiros a pisar, respectivamente, as inabitadas ilhas de Porto Santo e da Madeira. Como recompensa, pelo achado, estas ilhas foram divididas em três capitanias: Funchal, para Gonçalves Zarco; Machico, para Tristão Teixeira; Porto Santo, para Bartolomeu Perestrelo.
 
Estes senhores, endinheirados, inteligentes e bons empreendedores, com homens recrutados em Portugal e noutros pontos da Europa, lançam mãos aos trabalhos primordiais: abertura de canais de rega (levadas), construção de paredões em pedra para nivelamento dos poios (socalcos), desmatação e arroteamentos. À medida que os trabalhos avançavam iam sendo ensaiadas diversas culturas: gramíneas, leguminosas, vinhas, cana-doce, árvores de frutos tropicais, mediterrânicos, etc. Foi também introduzido gado, principalmente bovino e suíno. Os resultados foram satisfatórios. Em poucos anos a ilha goza de auto-suficiência alimentar. Zarco e Tristão não chegaram a saborear os frutos dos seus empreendimentos, conquanto os seus herdeiros empenharam-se, com determinação, na continuidade da obra.
 
Mais tarde o povoamento foi alargado em donatarias a favor dos servidores do rei (D. Manuel I), como recompensa de serviços prestados à Coroa ou à ordem de Cristo. No século XVI foi intensificado o seu povoamento (entre eles um pequeno número de escravos negros e das Canárias) para a preservar de cobiças estranhas. Todavia, em 1801 – 1802, por alguma justificação, foi ocupada pela Inglaterra, e novamente em 1807 – 1814, como prevenção a uma possível investida de Napoleão Bonaparte. Estas ocupações vieram a revelar-se proveitosas, traduzidas no alargamento das relações comerciais entre as duas partes. 
 
A partir dos finais do século XV até meados de XVII, a Madeira viveu períodos de apreciável prosperidade resultante das exportações de trigo, açúcar de qualidade, vinhos afamados, manteiga, pescado, etc., etc. Porém, abandonado o cultivo de trigo a juntar as abundantes produções de açúcar do Brasil e outras partes da América obtidas com o vergonhoso trabalho de escravos – mais barato, portanto – os produtos da Madeira, à excepção do vinho, perdem competitividade. Em consequência instala-se a carestia e a ilha entra em declínio. Para pioria da momentosa situação, a “guerra” entre os irmãos D. Miguel, absolutista, e o fanático e ganancioso D. Pedro IV, liberal, contagiou também a Madeira provocando agitações e, como aconteceu em Portugal, a política foi roubar os bens da Igreja, e dos vencidos miguelistas, em benefício dos oportunistas liberais.
 
Com o declínio da economia à vista, parte da população – já numerosa – envereda pela emigração para as Américas e África do Sul. Mas, para efectivar o objectivo, tinham que dispor de dinheiro para as passagens. Como nem todos, com o desejo de emigrar, possuíam qualquer pecúlio, os menos capacitados profissionalmente, tiveram que sujeitar-se a trabalhar para os donatários em regime parciário: uma parte para o senhor das terras e quatro para os trabalhadores, alojados em sanzalas. Os proveitos obtidos, mal davam para a sua alimentação.
 
Ora, com tal modo de vida e sem esperanças de melhores dias, aquela gente, para se libertar do jugo dos seus senhores, facilmente concordou emigrar para Angola aceitando as condições dos contratos que consistiam no seguinte: transporte da Madeira ao Lubango; fornecimento de sementes; alfaias agrícolas; objectos para uso pessoal e para defesa; gado bovino e suíno; atribuição de 2ha de terreno; abono de 30.000 réis no acto do contrato na Madeira; subsídio diário, durante um ano, de 300, 200 e 100 réis para, respectivamente, homens, mulheres e aos menores de 18 anos. Metade destas importâncias nos seis meses seguintes. Como argumentos convincentes os contratadores fizeram-lhes a imagem paradisíaca do Lubango, encobrindo quão difícil seria lá chegar. Sobre o abono de 30.000 réis desconheço se foi por pessoa ou por agregado. Para aquela gente, literalmente carente, confiante na oportunidade oferecida, decerto com um “seja o que Deus quiser”, rumaram ao seu destino. Mas, pelo o que descrevi e o que irei acrescentar, a aventura dos primeiros tempos foi-lhes bem adversa.  
 
Destes subsídios – nem sempre pagos pontualmente – era descontada certa percentagem para a construção do palácio de Câmara Leme!
 
Para se compreender o valor da moeda réis, vou dar os preços de alguns artigos, por quilo e litro e, entre parêntesis, o custo na Metrópole: açúcar, 600 réis (260); azeite, 800 (360); vinho, 400 (100). O preço médio de um boi bravo (não preparado para tracção) era de 12.000 – 15.000 réis; um boi de carro (de canga), 20.000 – 30.000; um carro bóer, 700.000. Para comparação, os preços de alguns frutos produzidos pelos agricultores, conforme as leis de abundância e escassez, em réis e por quilo eram: trigo 60-100; milho, variedade dente de cavalo (branco) e catete (amarelo), 30-60; batata, 30-50; batata-doce (cinco bicos), alimentação predilecta dos madeirenses, 15-20 réis.
 
Esclarecimento 
 
Nomes, factos e datas desde o primeiro recrutamento – 1884 – na Madeira até ao último parágrafo, servi-me de apontamentos extraídos das obras “Sul de Angola” e “Terras Altas da Huíla” da autoria de João de Almeida e Carlos Medeiros, respectivamente. Lamentavelmente com lapsos imperdoáveis: Citam nomes e feitos de gente originária de Portugal mas dos madeirenses, mesmo com as consultas aos arquivos com os registos dos colonos, nenhum nome nem local de nascimento foi mencionado. Encontrei apenas números!... 
 
Quanto às peripécias e desenganos sofridos pelos “anónimos” madeirenses, foram-me transmitidos, há 26 anos, por meus primos José e Ricardo, nascidos nos princípios do século XX, que lhes foi contado por seus pais Maria e João Ladeira, que os viveram ou ouviram de quem os viveu.
 
Ainda e por oportuno, eis algumas passagens do livro “OS MADEIRENSES NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL”, de Maria Licínia Fernandes dos Santos: “Na história da Madeira, a problemática da sua participação na colonização do Brasil tem permanecido à margem das dominantes preocupações dos estudiosos. De facto, desconhecemos estudos aprofundados sobre a emigração de madeirenses para o Brasil nos séculos, XVI, XVII e XVIII. Dada a função crucial da emigração em todos os planos (económico, social, demográfico e cultural), esta situação não pode deixar de surpreender. Simultaneamente, sabemos que as condições técnicas da produção de açúcar, (…) depois de testadas na ilha da Madeira, foram transplantadas (…) para o Brasil, assim como as primeiras socas de cana.
Esta singular realidade e a insólita situação, constatada no decurso das nossas pesquisas, de os historiadores se referirem frequentemente ao fluxo emigratório de açorianos para o Brasil (…) quase esquecendo o importante contributo dos madeirenses nesse processo, constituíram para nós um estímulo acrescido na realização deste trabalho.
 
As nossas pesquisas começaram na Universidade de Coimbra, Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, prosseguindo no Funchal e no Recife, terminando no Rio de Janeiro. Note-se que também Santa Catarina, região que não tivemos oportunidade de visitar, deverá ter documentação de suma importância para melhor conhecimento da presença madeirense, no Brasil. (…) Quantos pormenores não poderíamos revelar se conseguíssemos encontrar alguns desses documentos?
 
Filhos da diáspora no período áureo da História Portuguesa, os madeirenses manifestam no decurso dos séculos uma tendência bem marcada para a emigração e, de entre os seus destinos, o Brasil. Particularmente significativo foi o fluxo madeirense para o Brasil não só de soldados e agentes da burocracia régia, como também de colonos para o arroteamento das terras e de operários especializados que construíram os engenhos e os colocaram em movimento.
 
De referir ainda que o embarque clandestino, a partir de 1779, levou muitos madeirenses para o Brasil. A porta mais segura de saída clandestina para aqueles emigrantes eram, então as ilhas Desertas. (…) De preferência a Deserta Grande, onde os deixavam na véspera de passagem de um veleiro que navegava periodicamente entre a Madeira e o Brasil.
Acrescente-se ainda a fuga à justiça por parte de muitos madeirenses que partiram para o Brasil como homiziados. 
 
Finalmente, a intolerância religiosa vai ela, também fomentar a emigração madeirense para o Brasil. Com efeito, observa-se a fixação de muitos cristãos-novos da Madeira na área de Pernambuco, assim como outras famílias, que se transferem para a nova colónia, principalmente ao longo da segunda metade do século XVI, a que não é alheia a decadência da produção açucareira madeirense.
 
A Madeira foi entreposto, estação de passagem para o Brasil (…). Canas-de-açúcar, espécies vegetativas, gado, tudo foi daí … Que documentos haverá disso? Foram daí as vinte primeiras famílias que fizeram sementeiras de brasileiros … Haverá documentos disso? Até o nome lhe não sabemos … 
 
Infelizmente, continuamos a desconhecer os registos sobre estas famílias. No entanto, estamos certos da presença madeirense no Brasil desde o início da colonização (…). Assim e como os documentos nos indicam, D. João III, em 1530, enviou Martim Afonso de Sousa num navio que, segundo alguns Historiadores, levava cana-de-açúcar da Madeira, para um determinado local do litoral do Brasil (…). Que na ilha da Madeira um cristão-novo pediu licença para embarcar com a esposa e quatro filhos menores (…). A este propósito, parece-nos perfeitamente plausível a hipótese (…) de que terão sido os ocupantes da armada de Martim Afonso que baptizaram o hoje bem conhecido morro Pão de Açúcar, possivelmente porque este morro tem a forma do conhecido Pão de Açúcar Madeirense.
 
Outro aspecto interessante a realçar e a reforçar a ideia de madeirenses nesta armada é o facto de, na mesma época, ter sido dado o nome de Ilha da Madeira a uma ilha de Guanabara, depois ilha das Cobras. Por outro lado, sabemos que o rei, por alvará de 1515, ordenou ao feitor e oficiais da Casa da Índia que “procurassem e elegessem um homem prático capaz de ir ao Brasil dar princípio a um engenho de açúcar; e que se desse uma ajuda de custo e também todo o cobre e ferro e mais coisas necessárias. 
 
Quem melhor que um madeirense para levar a cabo esta tarefa?
 
(…) E, nessa época, um quase monopólio desse conhecimento estava nas mãos dos madeirenses. Aliás, o padre João António Andreone publicou uma espécie de manual de agricultura colonial, onde tratava também do açúcar, livro que foi apreendido e destruído, logo após a sua publicação, para que não se divulgasse conhecimentos considerados um exclusivo madeirense”.
 
Esta breve transcrição – da extensa dissertação do citado livro – vem confirmar o efeito duma reportagem, do grande profissional Brandão Lucas, para a Televisão Portuguesa, nos lugares pertinentes. Lato, claro e despretensioso na narração, valendo-se de documentação histórica e da preciosa colaboração da gente local, mostra os primeiros engenhos de tracção animal (em desenho); os movidos a energia hidráulica (conservados); e as enormes usinas a vapor (ultrapassadas, mas conservadas). E mais imagens sobre feitos militares, cultura e tradições madeirenses.
 
 e
CONTINUA ...
http://sandularte.blogspot.pt/2011/ente.ht11/odisseia-de-uma-gml