terça-feira, 9 de novembro de 2010

NACIONAL-SINDICALISMO. PANFLETO: “FOZ DO CUNENE”:

7-abr-09-fotografia-4-2
(Clicar sobre o panfleto para aumentar)




NACIONAL-SINDICALISMO.PANFLETO. “FOZ DO CUNENE”:

Nesta época a fronteira do sudoeste de Angola era praticamente o rio Cunene, o último posto português. Na nação portuguesa, governava Salazar e o Estado Novo, em regime de partido único, a União Nacional. Neste panfleto,  ROLÃO PRETO, interroga o regime sobre a intenção, veiculada através dos jornais, de se criar na foz do Cunene um campo de concentração. Para quem?


Quem aparece na rua expondo a vida, jogando tudo por tudo, arrostando todas as consequências da  sua loucura temerosa? Os humildes, os pequenos, a eterna escada por onde têm subido sempre a vaidade e a ambição dos aventureiros? São esses que vão parar ao Cunene?



Falar de Rolão Preto necessariamente leva à recordação de toda uma época agitada da vida política em Portugal, onde ele foi uma figura de referência obrigatória, chefe do Nacional-Sindicalismo, o homem que empolgou uma boa parte das gerações desse tempo e que depressa se revelou para Salazar a grande sombra negra  capaz de lhe barrar a continuidade no Governo.  

Contra o Capitalismo, contra o Comunismo, pelo Nacional Sindicalismo, Rolão apelava às liberdades e à justiça social, na esperança desalentada de um melhor destino para o povo português, que tardava em visionar-se. Esta era a fase após  o saneamento financeiro, fase inicial,  indispensável e promissora dos avanços necessários  em que o país  parecia estagnar face à reclamada política social. As classes trabalhadoras, sem assistência, achavam-se votadas à pobreza, podendo apenas contar   com a obra das Misericórdias, e esta de possibilidades limitadíssimas. Para a invalidez, não havia  reformas, e o único e dramático recurso do trabalhador, velho e cansado, era o de estender a mão à caridade pública.

Das reivindicações de política social de Rolão Preto, «O que nós queremos!», destacavam-se as seguintes (Revolução de 28 de Junho de 1933): seguros para a invalidez e doença, reformas para a velhice; salário mínimo e familiar, bairros sociais e casas para operários, férias anuais pagas. Sem dúvida, medidas revolucionárias a limitar os grandes ordenados, ofensivos da pobreza. Estava-se em 1933. Medidas que os adversários conservadores (de direita e de esquerda) acoimavam de demagógicas, e que eram de elementar justiça social.


O  Nacional-Sindicalismo tivera um crescimento rápido e representava um perigo para o regime de Salazar. Não tardaria, pois que, a partir daí, o Movimento Nacional-Sindicalista, e o seu jornal , o «Revolução», tivessem os dias contados. A infiltração de agentes de confiança provocariam a sua desorganização, levando à suspensão após a última publicação a 23-9-933. Posteriormente, uma Nota Oficiosa de Salazar (Diário de Notícias de 29 de Julho de 1934), anuciava  ter sido proibida a actividade do Nacional-Sindicalismo, por contrário aos Estatutos da União Nacional. E a Nota Oficiosa termina com o convite de ingresso na União Nacional, ameaçando os resistentes activos, os adversários, que passariam a ser considerados inimigos. E foi como inimigo que Rolão Preto, de novo, se viu obrigado a exilar-se.


Alguma bibliografia: Mário Saraiva, Frontalidade: Ideias, Figuras e Factos, Lisboa, Universitária Editora, 1995, pp. 49-54



MariaNJardim





E PORQUE A HISTÓRIA DE ANGOLA E A HISTÓRIA DE PORTUGAL, PARA SEREM COMPREENDIDAS, NÃO PODEM SER DISSOCIADAS, SEGUE UM BOM TEXTO. PARA LÊR, CLICAR A SEGUIR:

Sem comentários: