sábado, 19 de novembro de 2011

Noticia do estado em que se acha o povo de Angola, desituido de mestres, parochos e egrejas, e considerações a'cerca da necessidade e facilidade de remediar tão grandes males (e-Livro Google)

Capa
 
Tres seculos têem decorrido, depois que a Religião Catholica, sob a protecção sincera e efficaz de D. João II e D. Manoel foi, pela primeira vez, abraçada nas vastas regiões do Congo, e mais tarde em Angola.
Os primeiros Missionarios pertenciam á Ordem de S. Domingos; seguiram-se depois os Padres da Companhia de Jesus, os da Terceira Ordem da Penitencia, Capuchinhos, e Carmelitas Descalços.
O zelo dos Missionarios, a protecção real, a boa disposição dos povos, fizeram com que a Religião Catholica prosperasse. Apenas tinham decorrido seis annos depois do descobrimento do Congo (1491), e já estavam lançados os fundamentos da Cathedral em S. Salvador, que em pouco tempo foi acabada, tendo-se antes convertido o rei, a rainha, as pessoas mais principaes, e por conseguinte o povo.
No anno de 157i, D. Sebastião cuidou em seguir as piladas de seus augustos predecessores, enviando muitos Missionarios para as terras de Angola. Os fructos das missões corresponderam á boa vontade que lhes dava impulso, e em breve tempo foram fundadas muitas Egrejas, ou Parochias por aquella vasta região. Eis-aqui uma relação d'aquellas, de que podemos alcançar noticia.
Cidade de Loanda, — duas Parochias, a Sé, e a de Nossa Senhora dos Remedios. Ilha de Cazeange — a de S. João Baptista. Calumbo — a de S. José. Presidio de Muxima — a de Nossa Senhora da Conceição. Villa de Massangano — a de Nossa Senhora da Victoria: no districto desta villa foram fundadas mais as seguintes Egrejas — a de S. Benedicto, Santo António de Lainha — Nossa Senhora da Conceição de Gonga-andalla — Santa Anna de Loabo — Santo Antonio de Quibanzo — S. Bartholomeu de Tamba — Nossa Senhora do Desterro de Quexoto —^ João de Cacuzo. Cambambe — Nossa Senhora do Rosario. Pedras de Pungo-an-dongo — Nossa Senhora do Rosario. Bengo — a de Santo Antonio. Bango-aquitamba — S. Hilarião. Ambaca — Nossa Senhora da Assumpção. Encoge — S. José. Dande — Santa Anna. Libongo — S. José. Icolo, districto do Golungo — S. José. Talamatumbo — S. João. Combe — Nossa Senhora do Desterro. Chocolo — Nossa Senhora do Livramento. Quilombo— S. João Evangelista. Nos Quikngues — as Parochias de Santa Anna e de Nossa Senhora dos Remedios. Contornos de Ambaca-Lucamba — S. Joaquim. Benguella, 5. Filippe — a de Nossa Senhora do Populo. Caconda — Nossa Senhora da Conceição. Continua...
 
 
Para lâr clicar AQUI
  

Sem comentários: