segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A guerra em ANGOLA. ANGOLA: CONFLITOS POLÍTICOS E SISTEMA SOCIAL (1928-30)1Adelino Torres2








Os primeiros militares a partir para Angola ao som da canção “Angola é nossa” embarcaram, por via aérea a 18 de Abril e a 21 do mesmo mês por via marítima.

A 4 de Fevereiro de 1961 iniciou-se, em Angola, a “Guerra Colonial portuguesa” desencadeada pelos movimentos de libertação que pretendiam a independência dos seus territórios à semelhança do que vinha acontecendo desde o final da 2ª Guerra Mundial. Esta guerra pela libertação só viria a terminar com o “25 de Abril de 1974”.

A Historia de Angola tem vindo ao longo dos seculos abordada  no quadro de uma dicotomia radical quase maniqueísta,  inclusive hoje por africanos, que tem ignorado toda uma realidade muito mais complexa que envolve aspectos interessantes e surpreendentes que mereceriam um olhar crítico dos aspectos negativos e positivos de um processo histórico muito mais complexo do que por vezes se pensa. Urge, pois, uma nova leitura e interpretação integrada da Historia de Angola, desligada de ideologia e efectuada com o distanciamento que seria exigivel na busca da verdade historica.

O texto que segue vem precisamente nessa linha: Clicar  aqui:
ANGOLA: CONFLITOS POLÍTICOS E SISTEMA SOCIAL (1928-30)1Adelino Torres2






Sem comentários: