sábado, 3 de dezembro de 2011

Reconstrução colonial portuguesa e revisionismo colonial alemão


 


...Aquele que procure considerar a literatura alemã concernente a temas do mundo de língua portuguesa no intuito de estudar o desenvolvimento do pensamento nesse ramo de estudos depara-se com nomes poucos conhecidos. Um deles é Ernst Gerhard Jacob, autor de livros difundidos até um passado relativamente recente.

...Em 1935, Ernst Gerhard Jacob publicou um extenso artigo sobre a Política Colonial Portuguesa, na qual não apenas a descreve e valoriza para os leitores alemães, como também tira singulares conclusões da comparação de tendências entre Portugal e a Alemanha. (Ernst Gerhard Jacob, "Portugals moderne Kolonialpolitik", )


...A Oliveira Salazar, a quem Ernst Gerhard Jacob designa como grande reformador político e homem simples do povo, cabia, segundo êle, o principal mérito não apenas de ter colocado em ordem as finanças do país como também de ter devolvido ao povo, com base no seu grande passado, a fé na sua própria força para o cumprimento das tarefas que a história lhe havia dado.


Reconstrução colonial portuguesa e revisionismo colonial alemão
Ernst Gerhard Jacob (1899-1974): Portugal como modêlo de uma Colonialística alemã e
a "Kolonialschuldlüge" de Heinrich Schnee (1871-1949)

Ciclo de estudos Portugal-África-Alemanha-Brasil em Frankfurt a.M. e outras cidades pelos
10 anos do colóquio internacional "Dimensões européias de Portugal" da A.B.E.. Saxônia: Göhren/Grima e vale do Mul
de



Texto integral

Sem comentários: