quarta-feira, 16 de maio de 2012

"ESQUELETOS NOS ARMÁRIOS: OS OSSOS DA DESCOLONIZAÇÃO




"...Os Estados Unidos não queriam perder a hegemonia mundial, apesar de estarem desanimados e envergonhados com o desfecho da guerra do Vietname. Era muito difícil para Portugal manter o “status quo” colonial, como tinha conseguido em grande parte do século 20. E era ainda mais difícil manter uma certa influência em Angola, logo que esta obtivesse a sua independência. Portugal não era uma potência económica e estava complexado com o colonialismo desenvolvido ao longo do século 20. A União Soviética convenceu-se que ia ficar em Angola, ocupando o lugar que os portugueses detiveram por mais de quatro séculos. Ilusão! A União Soviética era um modelo elaborado de colonialismo, querendo aparentar o contrário..

Mas não foi a geopolítica mundial a única culpada, repetimos, do descalabro que se instalou em Angola. A geopolítica é a desculpa dos que nada fizeram para defender os angolanos, humildes cidadãos cuja única ocupação era o trabalho no dia a dia; é a desculpa para os ineptos que se querem refugiar no determinismo. Se o país(Angola) tivesse estruturas culturais, financeiras, jurídicas, militares, diplomáticas e políticas, tão boas como as administrativas, as económicas, as de ensino (infelizmente com um injustificável atraso), de saúde, de comunicações (também com atraso) e outras, talvez tivesse apresentado resistências internas às investidas das duas potências mundiais.

Resumindo: se tivesse quadros angolanos preparados, se tivesse uma habitualidade de eleições e uma cultura de tolerância , ofereceria outra resistência às multinacionais que se queriam instalar. Elas instalar-se-iam, não vamos imaginar um quadro irrealista de obstrução ao grande capital. Só a esquerda vesga é que imagina um país sem multinacionais. Igual a Cuba e à Coreia do Norte. Como imaginaram, com elevada dose de ingenuidade e maior ainda de ignorância, os militares que derrubaram Caetano.
Mas infelizmente Angola não tinha estruturas humanas no topo , nem tinha a mínima tradição democrática de eleições para resistir a um capitalismo selvagem. Tudo estava e girava em mãos metropolitanas submetidas, ainda por cima, a uma ditadura impenetrável e avessa a quaisquer mudanças. O povo angolano estava mergulhado em um absoluto e impenetrável nevoeiro político onde qualquer oportunista encontraria campo para militâncias. Até os chamados “civilizados” detinham um analfabetismo político de proporções confrangedoras."


Texto integral in PSITACÍDEO

Sem comentários: