domingo, 8 de março de 2009

CDS e a «descolonização exemplar»


..."Para ser libertadora, e coerente, e honrosa, a descolonização teria de fazer-se de maneira ideologicamente descomprometida; balizada pelo interesse real das populações coloniais, servindo a democracia e a liberdade.
..."Que se fez em vez disso ? O CDS, partido personalista, que pondera, sobretudo, os valores e a situação da pessoa humana, não pode deixar de afirmar que a descolonização foi, sem dúvida, o sector da prática governamental- militar e civil - em que maiores e mais trágicos erros se cometeram !
..."Por incompetência, sem dúvida. Por ambição pessoal e carreirismo político de alguns militares, certamente. Mas sobretudo porque à descolonização presidiu um claro empenhamento ideológico que se traduziu no privilégio despudorado concedido a certas forças ou movimentos e,ao nível interno,na criação de um clima de intoxicação demagógica destinada a empolar, no Povo Português, um sentimento exagerado de culpa relativamente ao fenómeno da colonização, que veio a desmobilizar as Forças Armadas, incapacitar as forças políticas responsáveis,calar a voz indignada do povo, o clima, enfim,propício ao abandono puro e simples dos deveres e das responsabilidades e à recusa dos sacrifícios que importaria ainda fazer, durante o período da descolonização, para assegurar a expressão livre da vontade do país chamado à independência.
..."Os resultados deste processo estão à vista : duas guerras civis de trágicas dimensões, centenas de milhares de refugiados, forçados a abandonar as suas terras de origem ou de fixação e a desfazer as suas vidas.Os mortos. A destruição e a miséria. E sobretudo, a liberdade falhada, as novas e mais duras servidões.
..."Por isso a descolonização portuguesa nada tem de exemplar, pelo contrário, foi uma descolonização escandalosa. Porque errada e anti-democrática, porque historicamente falhada!"

-- (de : "MANIFESTO ELEITORAL - CDS/ALTERNATIVA 76" -- (pgs. 7/8)-- em :
www.cds.pt ----

Sem comentários: