quinta-feira, 11 de março de 2010

Luanda, meados do seculo XVII.. In "Demonstração geografica e politica do territorio portuguez na Guiné inferior ... " By Joaquim Antonio Menezes



"...E já que tocamos nas festividades determinadas pelo governo, e pela Municipalidade, notaremos aqui que Salvador Corrêa de Sá Benevides, governador do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo com patente de Capitão General de Angola, sahiu d'aquelle porto em 12 de Maio de 1648 com uma armada de 15 navios (comprados 4 á sua custa) levando 900 homens de guerra, e competentes munições foi dar fundo em Qwcombe, saltou em terra, e examinou o lugar em que se lhe mandara levantar uma fortaleza.


Não obstante as instrucções, que tivera da corte para manter a paz com os Hollandezes, que se haviam estabelecido no paiz invadindo-o em 1641 > e apoderando-se de grande parte das nossas conquistas; a frota foi immediatamente demandar a barra de Loanda, e fazendo o General desembarcar o seu secretario, por este communicou ao Director hollandez, que tendo elles infringido a paz jurada com os Estados geraes, maltratando osPortuguezes, e sujeitando os Sobas do nosso partido, lhe era licito interpretrar as suas instrucções, tomando a resolução de lhe declarar a guerra. Desejando comtudo evitar o derramamento de sangue, e estragos infaliveis em taes casos, lhes propunha quizessem render-se , segurando-lhes uma decente capitulação. Para responder a esta proposta pediu o inimigo oito dias, e concedendo-lhe Salvador Corrêa dous , mui sufficientes pr.ra uma definitiva decisão; findos estes tornou o mesmo secretario á terra, instruido dos signaes , que devia fazer para saber-se a bordo se queriam entregar-se ou defender-se; escolhendo os Hollandezes o segundo partido, logo que o signal foi visto a um tiro de canhão da capitania desembarcou toda a infanteria ao mesmo tempo; e marchando o general a frente das tropas, montado em um cavallo que na mesma occaciáo fez ir para terra, ganhou o corpo da guarda e o palacio do governo , abandonando os Hollandezes sem resistencia o fortim de Santo Antonio (que já não existe) e 6 pecas d'artilharia , que com mais 4 transportadas de bordo foram nessa mesma noite para o adro da Sé, que fica parallela á fortaleza de S. Miguel onde se achava recolhido o inimigo, e montando-as em duas baterias fez-lhes vivo fogo, mas como não produzisse o eifeito que esperava, viu-se obrigado a dar um assnlto geral á fortaleza, e investindo-a foram os Portnguezes por differentes partos rechaçados com 165 mortos, e muitos feridos; porém não percebendo os Hollandezes esta perda, antes su p po n do se repetiiia o assalto, levantaram , no dia seguinte . bandeira branca* e enviaram um ollicial acompanhado de um tromhcln a pedir tregoas, e ajustar capitulação, a qual foi nssignada por Salvador Corrêa com todas as condições por clles propostas, evitando assim e com a evacuação immediata do inimigo a incerteza da victoria.


Em recordação , pois, deste memoravel successo em o dia 15 de Agosto de 1648 ficou a sua capital chamando-se a cidade de S. Paulo d'A.ssumpção de Loanila , e no anniversario cTaquelle dia a Gamara Municipal f;iz celebrar solemne festa na Sé Cpthedral , a que ella assiste, o governador geral, todas as authoridades, e pessoas distinctas do paiz em que já mai.s se apagará a memoria respeitavel do seu restaurador, posto que, a fatal experiencia tenha mostrado que , aquelles povos não foram felizes escapando do dominio dos invasores....

Restam ainda sete Igrejas , e neste numero se compreende a da Mizericordia outr'ora mui decente, rica de alfaias, e pratas que mãos sacrilegas fizeram desapparecer impunemente. Luiz Cezar de Menezes que governou quatro anuos, contados de 9 de Novembro de 1697, é um dos distinctos cavalheiros, que prestou mais valiosos beneficios, da sua propria fazenda, á aquelle pio estabelecimento, no qual serviu o cargo de Provedor em quasi todo o tempo de sua estada no governo da colonia , em que se conduziu com actividade e benevolência.

Haviam tambem tres Conventos (extinctos em 1833 ) com os seus respectivos Templos empobrecidos, dois , pelo extravio que os seus Prelados ( de á 60 annos a esta parte) fizeram seguidamente de seus rendimentos, levados para Portugal nas suas aparentemente pobres saccolas. Um d'aquelles estabelecimentos religiosos, o — Convento do Carmo — foi mandado arrazar pelo governador Bressani Leite a pretexto de arruinado , e de aproveitar as madeiras, e a cantada com que havia sido edificado, para servirem na sonhada fundação do estabelecimento do — Lobito — ao Norte de Benguella, que não foi levado a effeito , mas com o qual despendeu não pouco a Fazenda publica.

INo fim da cidade baixa , e em uma ponta d'area que sobresahe ao mar, e á qual chamam ponta da Izabel, ha um extenso passeio publico com algum arvoredo , e um edificio construido á chineza em Ires divisões de recreio á borda do mar, que em 18Í3 estava em completa ruina. Esta obra ora em total abandono é um dos monumentos do governo illustrado, e suavissimo do Almirante Luiz da Alotta Feo , que será lembrado sempre com veneração.

Em toda a cidade contam-se cinco praças todas irregulares: a 1.° é a do Palacio do governo em figura de um pentágono, formando um dos lados uma muralha guarnecida de assentos abrigados por copadas arvores, a 2." do Pelourinho, a 3." doTerreiro publico, a &." dos Remedios em continuação com a da Quitanda, onde já houveram barracas de pedra cobertas do têlha formando o mercado, as quaes foram destrui d as pelo tempo, ao cuidado do qual ficaram entregues pelas Camaras , que se seguiram a sua edificação, e a 5.° da Nazaveth rFonde principia uma boa estrada que vai ler á fortaleza do Penedo, contendo em seu comprimento de um quarto de legoa 293 arvores por banda, que formam uma excellente sombra, e tornam menos desagradavel á vista a escabrosa, e esteril montanha que lhe fica quasi sobranceira.
..." Continua...

Sem comentários: