sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

1825. Memórias contendo a biographia do vice almirante Luiz da Motta Feo e Torres ... Por João Carlos Feo Cardoso de Castello Branco e Torres

Porque essas honras vãs, esse ouro puro ,
Verdadeiro valor não dão á gente :
Melhor he merece-los sem os ter,
Que possui-los sem os merecer.

Camoes, Lut., cant. IX , est. xcm


DISCURSO PRELIMINAR.

 Estas Memorias que dou á luz, tres objectos tenho em vista.

Na Parte primeira, publico a Biographia do meu adorado Pai, o Senhor Luiz da Motta Feo e Torres, provando depois os seos serviços, com documentos authenticos. Perpetuar a memoria dos Pais, he hum dever sagrado dos filhos em geral e muito mais rigorosa se torna esta obrigaçao, quando aquelles á maneira do meu, trabalharão toda a sua vida para lhes adquirir honra e fama. Para satifazer pois taó doce encargo, escolhi o meio que me pareceo mais proprio , qual foi o de patentear pela imprensa, a Biographia, ou hum pequeno esboço da vida e servicos do meu referido Pai, ec. Algum tanto prolixo fui, nos detalhes genealogicos da sua familia, mas para assim o ser, tive motivos particulares.

XII

A Historia das acçoes memoraveis dos Governadores e Capitaes Generaes de Angola, form. a Parte segunda.
Esta Memoria he escrita com imparcialidade e verdade, por pessoa que tev. franqueza para extrahir do Cartorio da Secretaria daquelle Governo, todos os papeis e documentos que necessitava. Com ella fui presenteada e fazendo-a imprimir, julgo render hum serviçíco á minha Patria, em tirar do esquecimento aquelle; dos seus valentes Filhos, que por combater com Negros, com molestias e privaçoes de todas qualidades, e por se distinguirem em Paizes menos conhecidos, nao deixa por isso, de serem dignos de hombrear com seus Irmaos de armas , que taõ celebre fizeraõ o Nome Portuguez, no Orbe inteiro.

Trata a Parte terceira, da Descripçao Geographica e Politica, dos Reinos de Angola e de Benguella e das suas Conquistas, a qual he tirada dos Mappas Estatisticos e de outras peças, que paraõ na minha maõ e cuja veracidade e exactidao eu affianço. Com prazer offereço á vista da minha Naçaõ, o quadro das riquezas presentes e futuras, desta soberba Colonia : oxalá! que os Portuguezes, tirassem della o proveito de que he susceptivel e que por este modo agradecessem á Providencia, o ter-lhes dado em todas as partes do Mundo, o melhor e o mais delicado quinhao.

XIII

O estilo destas Memorias, naõ he do melhores, o que pouco ademirará aquém souber, que eu naõ sou homem de letras : he tambem provável que na Orthographia, hajaõ muitos erros (por ser a obra impressa em Officina estrangeira, aonde naõ entendem Portuguez), porem o Leitor instruido , os corrigirá quando os encontrar.


O REDACTOR

. Por João Carlos Feo Cardoso de Castello Branco e Torres

Sem comentários: