domingo, 25 de março de 2012

Judeus em Angola - Séculos XIX e XX by Aida Freudenthal

Através de referências encontradas em relatos de viajantes e  de exportadores e outros  inseridos em anuários e em lápides tumulares que dão conta da presença continua de judeus safarditas em Angola desde mesdos do século XIX, implicados na actividade mercantil, Aida Freudenthal procedeu à identificação desses individuos e familias, bem como às suas ocupações e locais residenciais, recorrendo para tal a entrevistas a seus descendentes,  trazendo à superfície, através deste trabalho, um assunto que até então pouco interesse despertara da parte dos historiadores.

A autora refere  nomes de familias safarditas estabelecidas em Luanda, Benguela, Ambriz, Bailundo, Catumbela, Pungo Andongo, Malange, Lobito Quissembo, Longonjo ...., tais como: Abecassis, Ambalak, Anahory, Ayash, Azulay Benazolim, Benchimol, Bendrao, Benjó, Benoliel,  Bensabat, Cohen, Cohn, Conquy, Esaguy, Fresco, Issan.Levy, Nahon, Serfaty Seruya,  Wahnon, Zafrany, Zagury,  Refere algumas firmas que sobressaiam, estabelecidas em Angola por Judeus, tais como:Izacc Zegury & Cª (sediada em Luanda), Empresa dos irmaõs José e Salomão Bendrao (Catumbela) e de Salomão David Cagi (Ambriz), Amzalak e Irmão (Jacob e José), Casa Bensaude (Dondo e Pungo Andondo), bem assim como sociedades de capitais associados, judeus e cristãos,  a Casa Comercial Angola, associação de firmas Bensaude, Bacelar & Freitas,  Ferreira e Marques Fonseca, Antonio Sousa Lara... E outras firmas mistas como Amzalak &Andrade, Bendrao, Cardoso &Cª,  Manaças, Neves e Zagury...ligadas a uma teia mercantil internacional que ia além Lisboa e que animava a actividade comercial território.

Eram abastados comerciantes de produtos tropicais (borracha, goma copal, urzela, gergelim, café, amendoim, etc), que  a par dos colonos portugueses se  estabeleceram em Angola, e que da Metrópole e da Europa levavam para a colónia  toda uma série de produtos com especial referência para os texteis e produtos alimentares, mas que também se dededicavam   à exploração de meios de transporte maritimos (caíques, palhabotes, lanchas, navios de cabotagem costeira, etc.)  nesses "animados" tempos de desenvolvimento económico europeu e  busca de novos mercados, e que para alí haviam sido empurrados   por força das convulsões hostis aos judeus ocorridas na Europa e norte de Africa, no contexto da diáspora judaica no século XIX, e talvez até da extinção pelo monarca português da Inquisição e implementação da liberdade religiosa no país e colonias.

É este trabalho que aqui podemos ver, ainda que não possível à autora uma avaliação total dos residentes, dada a escassez de dados, pelo menos a identificação dos principais núcleos familiares.


[PDF] 

  Judeus em Angola - séculos XIX-XX

www.catedra-alberto-benveniste.org/_.../artigo_Aida_Freudenthal.pd...
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
como sucedeu com a Companhia Comercial de Angola,18 empenhada no comércio de aguardente e borracha, que resultou da fusão de distintas firmas ...


Consultar relação  de sobrenomes Sefarditas: Uma Cripto-Comunidade Judaica Na Europa, Na África E Na América AQUI

  Nota: Existem diversas obras sobre os judeus sefarditas, que incluem sob essa designação judeus de origem portuguesa e espanhola. Mas, muitas dessas obras confundem e privilegiam os judeus espanhóis e o seu legado social e cultural em detrimento dos portugueses. In Dicionário do Judaísmo Português.


Ver também Os Judeus em Portugal 
AQUI
e AQUI

Sem comentários: